NA POLTRONA DE CASA

RECÉM-FORMADA
(2009)

por Carolina Martins
Comédia romântica água com açúcar. Seria um perfeito exemplar do gênero se não fosse tão sem graça. O romantismo é bonitinho, principalmente para as mocinhas iludidas que acreditam no amor verdadeiro de Hollywood. E só!

No elenco, Alexis Bledel (Gilmore Girls) que faz Ryden Malby: a mocinha. Zach Gilford, no papel de Adam - melhor amigo da mocinha. O herói apaixonado que escreve músicas românticas e deixa claro que que a musa inspiradora é Ryden. Pra fechar o triângulo, presente em toda comédia romântica, ele, o representante da arte brasileira em Hollywood, Rodrigo Santoro. Ele faz David, o latino bonitão e sedutor que joga futebol. David é o vizinho  brasileiro dos pais de Ryden e, aparentemente, sabe aproveitar a vida.

Como o nome do filme sugere, a trama começa com a formatura de Ryden. Ela conclui um curso de comunicação e sonha em trabalhar numa famosa editora de livros. Mas, como tudo dá errado no começo das comédias românticas, ela vê a vaga ser ocupada pela sua rival desde os tempos da high school. Sem dinheiro, ela é obrigada a voltar para a cidade natal para morar na casa dos pais – que deveriam ser a parte engraçada do filme. Mas, não tem nenhuma graça. A excentricidade da família beira o ridículo e a sensação que dá é que o diretor Vicky Jenson percebeu que a comédia não iria funcionar mesmo e começou a apelar. “Vamos prender o pai acusado de receptação de fivelas de cinto roubadas e fazer disso o clímax da união familiar, quando todos se reconciliam.”

O intuito do roteiro é retratar o drama dos jovens que terminam os estudos e não sabem direito o que fazer nem pra onde ir. Até o momento daquele velho clichê machista que obriga a mulher a escolher entre o sucesso profissional e o grande amor da vida. “Porque não dá pra ter as duas coisas, minha filha. Ou se realiza no seu trabalho ou se dedica ao seu homem!” – não tem essa fala no filme não. Pelo menos não com essas palavras.

O que Ryden escolheu? Adivinha! Quando estiver de bobeira em casa em uma tarde de domingo chuvosa sem nada pra fazer, assista. É uma comédia romântica sem graça, lembre-se disso. E aproveite os momentos nos quais Rodrigo Santoro aparece, é o que mais vale a pena.

Um comentário:

  1. Minha curiosidade em relação a esse filme é a participação do rodrigão junto da gilmore girl!
    Qualquer dia vou procurá-lo pra assistir!
    =)

    ResponderExcluir